Um lugar onde o tempo passa a correr: onde as horas parecem minutos e onde os minutos parecem segundos!
O tempo não pára e a vida também não! Carpe diem!


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A senhora e o autocarro

Ontem, quando sai do trabalho, apanhei o autocarro. Como era hora de ponta, o autocarro já estava cheio, por isso não consegui arranjar lugar sentada, acabando por me encostar onde consegui encontrar um espaço.
Na paragem seguinte entra uma senhora que já devia ser quarentona, bem vestida e aparentava ter um certo ar de tia. Começou a falar comigo. Eu não lhe dava muita conversa, mas a senhora lá ia falando. Dizia ela "Isto parece o fim do mundo! Tanta gente dentro do autocarro! E o calor que aqui está?!" e eu só pensava que ela não devia estar habituada a andar de autocarro, é que de Verão as condições eram bem piores.
Depois pergunta-me se o autocarro costumava estar assim sempre cheio. Eu disse que sim, que em hora de ponta costumava andar sempre cheio. E, a partir daí, foi o caminho todo a resmungar com a falta de condições. E quando o autocarro parava ou tinha de fazer uma curva? Lá vinha a senhora para cima de mim ou do homem que estava do seu outro lado.
Para melhorar a situação, estava no autocarro um grupo de homens que tresandavam a suor... E ela só me dizia "isto parece uma selvajaria, onde já se viu? não sei como é que aguenta andar neste autocarro!". E eu pensei para mim "nem eu, mas se viesse de carro iria enfrentar um trânsito descomunal, demorava muito mais tempo e gastava muito mais dinheiro". É por isto que eu vou de transportes públicos para o trabalho.

7 comentários:

  1. Ahhhh...as maravilhosas histórias que uma viagem nos transportes públicos podem originar. Eu já não ando nos urbanos há muito tempo, só faço as grandes viagens na famosa Rede Expressos, o caos não é tão grande...nem o cheiro a suor. Mas também apanhei cenas quase de porrada simplesmente porque uma pessoa estava sentada no banco de outra...é o que dá os lugares marcados nos autocarros. Quando eu chegava e alguém estava no meu lugar...eu só lhe perguntava...olhe...não precisa de levantar...diga-me só o seu lugar para eu sentar-me lá...afinal de contas os lugares são iguais...mais ou menos, eu gosto de ir à janela!

    Mas gosto da ideia das tias num autocarro público...sinais da crise...

    ResponderEliminar
  2. Filipe Ribeiro: Estou a ver que há muitas histórias passadas nos transportes públicos por contar =) Em nunca apanhei cenas de quase porrada, pelo menos não por causa de um lugar. Mas já apanhei várias discussões por causa de lugares e de alguns chico-espertos quererem passar à frente nas filas dos transportes públicos.

    Não me agrada muito a ideia das tias nos autocarros, pois se forem todas como a que apanhei ontem, que mal se conseguia equilibrar quando o autocarro estava em andamento, pressinto que vou sofrer muitas pisadelas!

    ResponderEliminar
  3. Tive uma experiência num autocarro público em Castelo Branco. O autocarro vinha à pinha, e à minha frente vinha uma miudita de uns 15/16 anos...mas com um peitoral de 40 anos!!!! E esses enormes seiooooosssss vinham espalmados contra mim. E tu pensas: "E não gostaste queres ver..." E eu respondo-te...não, não gostei!!! Foi muito constrangedor...

    ResponderEliminar
  4. Eu não ando de transportes públicos à imenso tempo, isto porque, para me deslocar para o meu emprego posso perfeitamente ir de carro num percurso de 5 min. Mas para ser sincera detestava quando tinha de andar, sempre cheios e a levar encontrões. Mas se tivesse que optar entre: apanhar um trânsito doido e gastar imenso dinheiro de carro e, andar de autocarro e poupar muito tempo e dinheiro?! Escolhia a segunda sem duvida.

    ResponderEliminar
  5. Filipe Ribeiro: Imagino Filipe =) Também deve ter sido constrangedor para a rapariga. Coitada, com 15/16 anos e já ter um peito assim tão grande não é nada fácil. E ir num autocarro cheio, sem o conseguir desviar para que não ficasse encostado a ninguém, ainda é mais complicado...
    Uma situação engraçada que já vivi nos transportes públicos foi quando uma senhora me diz que não conseguia colocar o seu gancho a segurar o cabelo tal como eu tinha o meu. Então pede-me se o podia colocar para ficar igual ao meu. Não lhe consegui dizer que não e, às tantas, lá estava no comboio, em hora de ponta, a colocar o gancho no cabelo da senhora... Há com cada coisa =)

    Aquilo Que Eu Gosto: Se não houvesse tanto trânsito e não tivesse de pagar tanto (em parque de estacionamento e gasolina) todos os meses, também passava a vir de carro para o trabalho =) Mas, enquanto isso não acontece, compensa-me mais vir de transportes públicos e assim aproveito também para vir a ler durante a viagem…

    ResponderEliminar
  6. Coitadinha da senhora que não está habituada a andar de autocarro entre a plebe, ás tantas ficou sem motorista particular por um motivo qualquer de que só a plebe padece.

    ResponderEliminar
  7. Cat: Pois é, coitadinha da senhora que não estava habituada a andar de autocarro entre a plebe... E como não pertence à plebe tinha de demonstrar a sua superioridade de qualquer maneira, então estava constantemente a meter os seus lindos pezinhos em cima dos meus =P

    ResponderEliminar