Um lugar onde o tempo passa a correr: onde as horas parecem minutos e onde os minutos parecem segundos!
O tempo não pára e a vida também não! Carpe diem!


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nunca é tarde!

A semana passada estive com uma amiga que foi minha colega desde o 7º ao 9º ano.
Durante a nossa conversa abordámos vários temas desde os amores à família, trabalho, estudos e até aos colegas de escola daquele tempo. Lembrámo-nos de como cada um era e do que dizia que queria ser quando fosse grande. E, se agora olharmos para trás, vemos que quase nada bate certo. Que muitos de nós mudámos e, com essa mudança, mudaram também os nossos sonhos e objectivos.
Muitos tinham o sonho de entrar num determinado curso, mas como não o conseguiram (principalmente devido às baixas notas que tinham), decidiram ir para outro. E é neste grupo que eu me insiro.
Outros que já há muito haviam escolhido qual a profissão a exercer no futuro, viram-se obrigados a ter de repensar a sua decisão durante a faculdade. Isto porque o curso não era nada daquilo que estavam à espera ou não tinham boas perspectivas de arranjar trabalho no futuro. Por isso, alguns acabaram por mudar de curso e outros acabaram mesmo por desistir da faculdade.
Depois, também houve aqueles que, apesar de estarem no curso que sempre ambicionaram e de o terem concluído com sucesso, querem arranjar um trabalho noutra área. É que estes, só depois de começarem a trabalhar é que se aperceberam de que não era aquilo que queriam.
E no meio de tantos grupos, raros são os que estão a exercer a profissão que sempre sonharam! Bem sei que a decisão que se tem de tomar, no final do 12ºano, é muito importante para o futuro. Mas não é decisiva. E eu conheço vários exemplos que o comprovam. Nunca é tarde para mudar!

8 comentários:

  1. Ui eu também sou um óptimo exemplo disso!! Já mudei várias vezes o "rumo" da minha vida, principalmente do 12º para o Superior onde mudei completamente de área... e não sei por quantas mais mudanças irei passar, apesar de no momento estar contente com as minhas escolhas. Mas nunca se sabe o que nos reserva o futuro.

    ResponderEliminar
  2. Devemos mudar sempre que achar-mos ser o melhor para nós. Em breve espero fazer uma grande mudança, mudar de emprego.
    Quando aquilo que temos não nos realiza é pôr pés ao caminho, e é como dizes nunca é tarde para mudar!
    BJ**

    ResponderEliminar
  3. Eu vou agora entrar para o único curso que me agradou...e o quanto eu procurei!
    Não me quero preocupar muito com essas questões,como dizes e bem,temos tempo para mudar,e gosto de viver um dia de cada vez.

    ResponderEliminar
  4. Eu mudei muito tanto no que diz respeito às ideias que tinha como na minha personalidade.
    Vemos obrigados a modificar os nossos sonhos à medida que a vida nos vai impondo obstáculos ou por vezes, simplesmente, conseguimos ver outro caminho mais fácil.
    Mas todos acabamos por ter outros objectivos.
    A vida é uma caixinha de surpresas.

    ResponderEliminar
  5. Tenho medo desse tipo de mudanças e nem sequer as equaciono, mas bem sei que nunca é tarde!

    ResponderEliminar
  6. Bel: É óptimo quando estamos contentes com as nossas escolhas =) Eu também estou contente com as minhas escolhas, mas, no meio de muita mudança, pode sempre acontecer mudarmos para algo ainda pior do que o que tínhamos... É um risco que se tem de correr para termos a certeza se a mudança valeu a pena ;)

    Aquilo Que Eu Gosto: Às vezes não é fácil sabermos o que é melhor para nós e o que pensamos que é, pode acabar por não ser. É semrpe um risco. Boa sorte para a tua mudança ;)

    ALSM: Também gosto de viver a vida um dia de cada vez, até porque esta dá muitas voltas e o futuro acaba sempre por ser um poço de surpresas ;)

    Sofia Machado: É verdade, os obstáculos muitas vezes fazem-nos alterar os nossos objectivos e até ver caminhos que até então nem tínhamos ponderado ;)

    Rita: Quando sentires que estás mal, de certo que as vais equacionar e nessa altura não vais ter medo ;)

    ResponderEliminar
  7. Uma das coisas que eu mais lamento é ter perdido o contacto com quase toda a gente que andou comigo na escola até ao 9º ano. Mesmo as redes sociais não conseguiram recuperar os laços.
    Mas de facto pelo pouco que vou sabendo, os caminhos foram vários. E houve retrocessos nalguns deles. O importante é que cada um descobra a sua verdadeira vocação, mas claro que as exigências do mercado e da inserção profissional também tem de pesar um pouco na decisão final. Não é fácil. Eu bem sei a confusão que senti no meu 12º ano quando tive de decidir o curso que queria tirar. Felizmente acertei mas nem sempre é assim.

    ResponderEliminar
  8. Nokas*: É pena perdermos o contacto dos nossos colegas com quem convivemos quando éramos mais novos… Curiosamente mantenho mais contacto com pessoas que andaram comigo até ao 9º ano do que com pessoas que foram minhas colegas no secundário.
    Concordo contigo em que o mais importante é descobrir a verdadeira vocação. Eu continuo a sentir que ainda não descobri a minha, mas gosto daquilo que faço, o que já é muito bom…

    ResponderEliminar