Um lugar onde o tempo passa a correr: onde as horas parecem minutos e onde os minutos parecem segundos!
O tempo não pára e a vida também não! Carpe diem!


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vocês fumam?


Como tinha referido no post anterior, os meus colegas do 9ºano (com quem fui jantar no fim-de-semana passado) não mudaram fisicamente. Continuam muito parecidos. Tanto que tenho a certeza absoluta que, se os visse na rua, reconheceria a maior parte deles. Mas se no aspecto físico não mudaram, o mesmo não se pode dizer em relação a outros aspectos. Agora, mais de metade dos meus colegas fumam.
Naquele tempo, durante o 3º ciclo, em plena adolescência, ninguém fumava. Todos sabiam, de cor e salteado, os problemas causados pelo tabaco. Todos tivemos de fazer trabalhos, para a disciplina de Ciências, sobre as consequências do tabaco. Todos afirmávamos que nunca iríamos fumar.
Quando confrontados se ainda se lembravam das consequências do tabaco, os meus colegas fumadores responderam que sim, mas que o prazer é maior. Por isso, durante e depois deste jantar (que teve de ser sempre em zonas para fumadores), vi a maior parte deles a fumar.
Se havia mudanças das quais estava à espera, esta não era uma delas (pelo menos não contava que tantos fumassem!). Mas a verdade é que, em tempos, tal como eles, já fui moça para dizer que nunca iria fumar. Também depressa aprendi que nunca se deve dizer nunca! Cheguei a experimentar, mas não gostei. Por isso, não voltei a fumar. Pelos vistos, eles não tiveram a mesma opinião. Este é um vício que, para além de não fazer bem à saúde, também não faz nada bem às carteiras...

7 comentários:

  1. Também eu já disse que nunca iria fumar. Experimentei, gostei e quando saio à noite gosto de fumar um ou dois! Mas é um efeito qualquer que só quando saio à noite é que me dá realmente vontade (e não é por estar com pessoas que fumem porque com quem normalmente saio ninguém fuma).

    ResponderEliminar
  2. Não fumem! Experimentem ir limpar um vidro de um carro de um fumador que fume lá dentro. Não se nota nada...mas comecem a passar o pano no vidro e vão ver como ele vem preto!!! Sim, preto! Agora imaginem isto nuns pulmões...e durante vários anos! E o hálito a tabaco, é muito bom não é? Enfim, tudo isto em troca do belo prazer de simplesmente andar com fumo na boca! E eu até posso falar, acho que sou um fumador reprimido, adorava fumar...mas nunca fumei...e assim vou continuar...

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que foste tu que me passas-te o selinho mas, regras são regras, e como comentas-te o meu último post tenho de o passar a ti também :)

    Fumar é um treta, e além de fazer MUITO mal à saúde, faz MUITO mal à carteira!

    ResponderEliminar
  4. Rita: Ainda bem que só quando sais à noite é que tens vontade, se não era pior tanto para a tua saúde como para a tua carteira...

    Filipe Ribeiro: Sabes o que acho? Quem fuma sabe bem isso, sabe que faz mal, que afecta os pulmões, mas simplesmente não se importam com isso, pois não é algo visível e as consequências normalmente demoram a ficar visíveis. Acho que fazes muito bem!

    Aquilo Que Eu Gosto: Obrigada ;) Fumar é mesmo uma treta!

    ResponderEliminar
  5. Não quero estar aqui com grandes teorias, mas não me parece que seja porque "não se importam". É como outro vício qualquer. Há quem apanhe cirroses por beber desalmadamente, quem ponha em risco toa a família pelo vício do jogo, há quem enfarde chocolates até mais não. O difícil é começar... e depois largar! É preciso muita força de vontade!

    ResponderEliminar
  6. Fumar é uma treta? Tu também fumas oh Aquilo que eu mais gosto!


    E eu sou queixinhas e também fumo, pouquinho mas fumo...

    Shame on me...

    ResponderEliminar
  7. Rita: Sim, talvez a palavra correcta para o que queria dizer não é "não se importarem". Pois eu até acho que se importam, mas como as consequências deste vicio não são visíveis na altura, acabam por deixar andar... É verdade, é preciso muita força de vontade para largar (e há aqueles que não a têm em quantidade suficiente e por isso não conseguem deixar de fumar de vez)!

    JU: eheheh Estou a ver que a minha turma dava uma boa amostra. É que a julgar pela quantidade de pessoas que comentaram dizendo que fumavam, o que vi no sábado não deve estar muito longe da realidade...
    Estou como a Rita, se fumas tenta ter sempre força de vontade suficiente para conseguires parar quando quiseres ;)

    ResponderEliminar